Geração que não tolera Jezabel

Ceia: Todos podem participar?

20-04-2009 16:54

Ceia do Senhor.

 

O que é a Ceia?

 

É a adoração cristã, instituída pelo Senhor Jesus na véspera de Sua morte expiatória. Tornou-se um meio de graça pelo qual somos incentivados a uma fé mais viva e a uma fidelidade maior para com Ele. É um memoriaç da morte de Cristo no calvário, para redimir os crentes do pecado e da condenação. É um ato de ação de graças pelas bençãos e salvação da parte de Deus, provinientes do sacrificio de Cristo na cruz por nós (Mt. 26:27,28; Mc 14:23; Lc 22:19).

 

Se eu não tomar tem algum problema?

 

Sim, você estará dando as costas para a mesa de Cristo, e não dando o real valor para a Sua morte sacrificial e além de rejeitar a comunhão com os demais membros do corpo de Cristo.

 

A Comemoração

 

" fazei isto em memoria de Mim" (Lc22:19). Casa vez que um grupo de cristãos se congrega para celebrar a Ceia do Senhor, estão comemorando de um modo especial a morte expiatória de Cristo, que os libertou do pecado.

 

Porque recordar Sua morte mais que qualquer outro evento de Sua vida?

 

Porque Sua morte foi o evento culminante do Seu ministério, e porque somos salvos não meramente por sua vida e Seus ensinos, mas por Seu sacrificio expiatório.

 

A Expiação

 

As bençãos incluídas na encarnação (Jo 6:33 e 1:14)  são concebidas a nós atraves da morte de Cristo: o pão simboliza o corpo de Cristo e todo o sofrimento que ele enfrentou em nosso lugar por amor; o vinho simboliza o sangue de Cristo que foi derramado na cruz e levou á morte para que fossemos sarados (I Pe 3:18)

 

A Inspiração 

 

Os elementos, especialmente o vinho, nos lembram que através da fé podemos ser participantes da natureza de Cristo. Pela fé, podemos verdadeiramente receber Seu Espirito e sermos reflexo de Seu caráter.

 

A segurança

 

"Este cálice é o Novo testamento do Meu sangue" (I Co 11:25)

A Nova Aliança, instituída por Jesus, é um pacto de sangue (Hb 9:14-24); portanto, comprometeu-se (Deus aceitou o Sangue de Cristo), por causa de Cristo, a perdoar e salvar a todos os que vierem a Ele.

 

 A Responsabilidade

 

Na Ceia do Senhor, toda essa importância anteriormente mencionada só passa a ter significado se chegarmos diante do Senhor com fé genuína, oração sincera e obediência à Palavra de Deus e à Sua vontade.

 

Quem deve ser admitido ou excluído da mesa do Senhor?

 

"Examine-se,pois, o homem a sí mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice" (I Co 11:28,29)

 

Deve haver um determinado exame e discernimento; isto quer dizer que cada um deve discernir espiritualmente o fim sagrado e os desígnos do ato.

 

As crianças podem participar?

 

Sim, as crianças não tem discernimento, mas  podem sim participar, algumas até sabem orar e são sinceras.

 

Quem não é batizado e já aceitou a Jesus pode participar?

 

Sim, não há registro na bíblia que impeça de participar antes de se batizar, alias, esse é mais um dos erros de algumas igrejas, impedir a comunhão com os membros e assentar-se a mesa do Senhor.  

 

Impedir alguém de não participar porque ainda não está batizado, é como dizer que aquele membro irá participar indignamente, isso é errado, aquele que impede o irmão de ceiar, estará participando indignamente, porque está julgando. (I Co 11:27)    

 

 

Quem pode participar?

 

Devem participar todos que aceitaram a Jesus como seu único Senhor e Salvador. Não é necessário o batismo para participar (já mencionado anteriormente)

 

Como pode alguém participar indifnamente?

 

"Portanto, qualquer que comer este pão ou beber este cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor" (I Co 11:27)

 

Sempre que não discernimos o Copro de Cristo, julgando que alguma pessoa não possa pertencer a ele, estamos participando indignamente, para nossa própria condenação.

 

Comer indignamente é participar da mesa do Senhor com um espírito indiferente, egocêntrico e irreverente, sem qualquer intenção ou desejo de abandonar os pecados conhecidos e aceitar o concerto da graça com todas as suas promessas e deveres

 

Procurar no site

Contador
online

© 2008 a 2009 Todos os direitos reservados

Crie o seu site grátisWebnode